domingo, 6 de abril de 2008

Não resisti

Não resisti. Ainda que sem tempo, tive que voltar pra comentar sobre uma coisa que me incomodou muito durante a última postagem, 5 minutos atrás. É a maneira como tenho escrito, desde a caligrafia, retórica e até mesmo sinais de representação usados. Hoje me dei conta, de que pouco tenho lido e que muito menos tenho escrito, criado. Confesso que odiava escrever durante o colégio. Aquilo era horrível! "Pense! Crie! Escreva!". Dessa forma não há mente que transpire, e qualquer idéia morre afogada. Mas ainda confesso que a obrigação me viciou e que de certa forma me fez passar a gostar dela. Hoje sinto falta e o pior é que penso que a Medicina tem muito a ver com isso... Quanto à minha letra, é bom que pelo computador não se mostre, porque a cada dia piora muito. Eu pensava que era mania insolente de médico, mas vejo que não. Existe algo muito místico que envolve essa situação, algo bem parecido com a falta de tempo. Faço o máximo, mas acabo sempre me entregando aos prazeres do garrancho. Mas enfim, me pus a pensar nisso tudo porque ao redigir a o texto que postei anteriormente, fiquei imaginando o Machado de Assis apertando um "[:)]" ou algo parecido e aparecendo uma carinha amarela com um sorriso imenso. Isso óbvio que não seria pra retratar a tal dissimulada, né? É claro que não era de seu feitio teatralizar, mas é bem interessante imaginar-se lendo um escrito dele e encontrar algo do tipo: "Capitu: Hhauhauahuhauahu!", ao invés de "Capitu se entrega às gargalhadas!". Mistura de veículo e veiculado, a internet pariu um jeito novo e bem difundido de se fazer comunicação. O tradicional aliado ao novo e a interatividade fazem do internetês uma linguagem bem complexa quanto à quantidade de informações e à falta de regras, mas bem prática quanto à sua utilização e eficácia. Faz bem lembrar que a cultura é um processo, ou seja, não é estática. A criação de orientações são bem aceitas, porém impedir o fluxo natural das idéias é impossível. Elas exclusivamente dependem de que haja uma conjuntura para fluirem.

Um comentário:

Patrícia disse...

Pois eu não resisti a te deixar um comentário aqui. Concordo bem com o que tu escreveu, e acho que por isso que nos aventuramos nesse novo mundo dos blogs. Acaba sendo uma maneira interessante de exercitar a escrita e despejar as idéias, ainda mais porque a maioria dos cursos (inclusive o teu e o meu original) acaba fazendo com que a gente fique meio bitolado, ficamos presos à linguagem técnica e perdemos a capacidade de articular idéias. Mas pelas amostras que tu tem dado aqui, não precisa te preocupar, dá gosto ler teus textos!
Beijão e continua atualizando que tá muito bom.
Pati
p.s: adorei teu comentário lá no meu blog. eu sou muito "bope" comigo mesma, tenho que parar com isso. mas é tão dificil...
p.s.2: Tb to com saudade!! Se tu não conseguir vir pra cá, dou um jeito e apareço aí pelas Gerais!